quarta-feira, 3 de junho de 2009

Leitura Musical

eu sei que alguns exemplos postados aqui estão falanso piano mas lembrem-se essa base serve para qualquer instrumento

PAUTA

usamos a Pauta ou Pentagrama(*) para escrever música

Escrevemos as figuras musicais tanto nas linhas como nos espaços da pauta:

Dependendo da posição das figuras sobre a pauta podemos conhecer a nota que elas representam.
(*) Nota: A palavra pentagrama é de origem grega: penta significa cinco e grama significa escrita.

-------------------------------------------------------------------------------------------------

CLAVES
Em qualquer pentagrama, o primeiro sinal que encontramos é uma clave.
Existem várias claves, porém as mais utilizadas são a
Clave de Sol:E a Clave de Fá:
A Clave de Sol é usada por instrumentos mais agudos, como o violino, a flauta, o trompete e também por instrumentos não tão agudos, como o violão. A Clave de Fá, que é usada por instrumentos mais graves, como o contrabaixo, o violoncelo, o fagote e o trombone.
Quando estamos lendo a música, é importante observar o tipo de clave para poder identificar corretamente as notas.
-------------------------------------------------------------------------------------------------NOTAS
Antes de ver como se escreve as notas musicais na pauta, vamos lembrar a sua ordem e seus nomes.
Nosso sistema musical tem 7 notas. A ordem é Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá e Si (*). Estas notas correspondem às teclas brancas (naturais) do piano (**):

(*) Nota: Os nomes das notas podem ser representados por letras, respectivamente, C, D, E, F, G, A, e B. Esta nomenclatura usando letras é largamente utilizada nos Estados Unidos e alguns países da Europa.
-------------------------------------------------------------------------------------------------CLAVE DE SOL

No exemplo abaixo, podemos ver as notas representadas por cada uma das linhas e espaços da pauta com a Clave de Sol. Note que a primeira linha (a linha inferior) corresponde à nota Mi e o primeiro espaço à nota Fá. Em outras palavras, as notas na pauta (linha-espaço-linha...) seguem a ordem natural (Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá e Si). Pode-se também escrever abaixo da primeira linha (linha inferior) e acima da quinta (linha superior).

-------------------------------------------------------------------------------------------------
Linhas Suplementares
Além dos espaços e linhas da pauta, podemos também acrescentar linhas suplementares para poder escrever notas mais agudas ou graves.A nota Dó na primeira linha suplementar inferior, corresponde ao Dó central do piano.
-------------------------------------------------------------------------------------------------CLAVE DE
No exemplo abaixo, podemos ver as notas musicais representadas por cada uma das linhas e espaços da pauta com a Clave de Fá, incluindo linhas suplementares.
A nota Dó aguda, que aparece na primeira linha suplementar superior, corresponde ao Dó central do piano.
-------------------------------------------------------------------------------------------------MEMORIZANDO AS NOTAS
Para se ler música é essencial poder reconhecer rapidamente a nota que corresponde a cada espaço e linha da pauta. Este objetivo pode ser alcançado com muita prática e paciência.
Contudo, de início, pode ajudar se memorizarmos a ordem das notas nos espaços a nas linhas. Por exemplo, na Clave de Sol, as notas sobre as linhas são Mi, Sol, Si, Ré e Fá. Sobre os espaços as notas são Fá, Lá, Dó e Mi.
Na Clave de Fá as notas são: -------------------------------------------------------------------------------------------------
CLAVE DE SOL E CLAVE DE FÁ

Combinando um pentagrama com a Clave de Sol e outro com a Clave de Fá podemos escrever qualquer nota, desde a mais grave até a mais aguda:


O último Dó da Clave de Fá (o mais agudo) e o primeiro Dó da Clave de Sol são a mesma nota. É o Dó central.
Normalmente se escreve a música para piano usando uma pauta com a Clave de Sol e outra com a Clave de Fá.
-------------------------------------------------------------------------------------------------Notação Rítmica
Já sabemos como determinar a nota que será executada, mas como podemos determinar a sua duração?
Para que possamos compreender isso, devemos conhecer as Figuras Musicais e as Fórmulas de Compasso.
------------------------------------------------------------------------------------------------- Figuras Musicais
As figuras musicais nos permitem especificar a duração do som. Na tabela abaixo podemos ver as figuras musicais, seus nomes e seus valores relativos:



















Conforme podemos observar, cada figura dura o dobro do tempo da figura seguinte e metade do tempo da anterior. Por exemplo, neste pequeno fragmento musical podemos ouvir dois padrões rítmicos diferentes. O som mais agudo (um som de piano) é formado por 4 Semínimas e o som mais grave (um som de percussão) por 2 Mínimas. Como a duração de cada semínima é a metade de uma mínima, ouvimos duas semínimas para cada mínima.

Mas antes de podermos ler corretamente, temos que conhecer o conceito de compasso.

Nota: Quando escrevemos colcheias, semicolcheias, fusas e semifusas, costuma-se agrupar o colchete de todas as figuras que fazem parte de um tempo, para facilitar a leitura. Exemplos:

Pessoal nessas figuras, se não aparecerem pra você é clicar nela que você poderá visualizala





.


Partes da figura musical






-------------------------------------------------------------------------------------------------
Compassos
Frequentemente podemos identificar padrões rítmicos nas músicas que ouvimos. Geralmente somos capazes de agrupar estes ritmos em grupos de 2, 3 ou 4 tempos ou pulsações.
Por exemplo, quando ouvimos uma valsa, sentimos um padrão rítmico de 3 tempos. Durante todo o decorrer da música podemos sentir que os padrões rítmicos estão baseados neste 1,2,3.
Existem compassos de 2, 3 e 4 tempos. Embora não seja muito comum, também podemos encontrar compassos de 5 e de 7 tempos. Para indicar o compasso, usamos duas coisas: a Fórmula de Compasso e as Barras de Compasso.
-------------------------------------------------------------------------------------------------Fórmula de Compasso
A fórmula de compasso é indicada no início da música por dois números.
O número superior mostra a quantidade de tempos no compasso, sendo três no caso acima.
O número inferior indica a figura musical que valerá um (unidade de tempo). Na tabela abaixo você poderá ver a relação entre números e figuras musicais.




número---------------------------------------figura
1 2 3 4
5
6

-------------------------------------------3
Portanto, a fórmula de compasso 4 indica que o compasso tem 3 tempos e que cada tempo é ocupado pela Semínima. Note que o número quatro indica a Semínima, porque ela vale 1/4 da Semibreve, que é utilizada como base.
-------------------------------------------------------------------------------------------------
Barras de Compasso
Para facilitar a leitura, separamos os compassos com linhas verticais que recebem o nome de Barras de Compasso.


Neste exemplo, temos compassos de dois tempos, em que cada tempo é ocupado por uma Semínima.
-------------------------------------------------------------------------------------------------
Ponto de Aumento
Adicionando um ponto ao lado de uma figura musical, aumentamos seu valor em metade do seu valor atual:














-------------------------------------------------------------------------------------------------

Ligadura
Podemos ligar o valor de uma figura musical a outra figura, unindo-as por uma Ligadura.

Neste exemplo, o segundo compasso é equivalente ao primeiro.

-------------------------------------------------------------------------------------------------
Unidade de Tempo e de Compasso

Damos o nome de Unidade de Tempo à figura musical que ocupa um tempo inteiro e de Unidade de Compasso à figura musical que ocupa um compasso inteiro. No exemplo abaixo podem ser vistos alguns exemplo de compassos mais comuns.

-------------------------------------------------------------------------------------------------
Pausas

Cada figura musical tem símbolo correspondente que se usa para representar um silêncio da mesma duração. Esses símbolos são chamados Pausas.



-------------------------------------------------------------------------------------------------
Compassos Simples e Compostos
Os compassos que vimos até agora são chamados de Compassos Simples. Nos compassos simples, cada unidade de tempo é subdividida em duas metades (por exemplo, uma semínima é dividida em duas colcheias).
Porém, nos Compassos Compostos, a unidade de tempo é dividida em três.
Alguns pontos importantes que devemos considerar com relação a estes compassos são:
1.Reconhecemos os compassos compostos porque o número superior da fórmula de compasso é 6, 9 ou 12.

2.Obtemos quantidade de tempos por compasso dividindo número superior da fórmula de compasso por 3. Por exemplo, em um compasso 6/8 o compasso tem 2 tempos (6 dividido por 3).
3.Precisamos acrescentar um ponto de aumento às figuras que ocupam a unidade de tempo.

4.O número inferior da fórmula de compasso indica a figura que ocupa um terço do tempo. Por exemplo, em um compasso 6/8 a colcheia ocupa um terço do tempo, uma vez que a unidade de tempo é ocupada por três colcheias ou uma semínima pontuada.
A tabela abaixo resume estes pontos:





Um exemplo de compasso composto:


-------------------------------------------------------------------------------------------------

Acidentes

Qualquer uma das sete notas pode ser alterada de forma ascendente ou descendente, usando-se os Acidentes (veja o tópico Acidentes, para informações mais detalhadas).
Na escrita musical, um acidente altera todas as notas do mesmo nome e na mesma oitava dentro de um compasso. No exemplo abaixo a segunda nota sol também será tocada com a alteração. Se quiséssemos que ela fosse tocada natural, teríamos que colocar junto a ela um sinal de bequadro.

-------------------------------------------------------------------------------------------------
Armadura de Clave

De forma a reduzir o número de acidentes no momento de escrever a música, recorremos ao uso de Armaduras de Clave. Estes acidentes, escritos entre a clave e a fórmula de compasso, afetam todas as notas correspondentes à posição em que eles estão, através de toda a música, incluindo as outras oitavas.
No exemplo abaixo, todos as notas Fá e Dó, serão tocadas com sustenidos. O Sol do primeiro compasso também é sustenido, e o Dó do segundo compasso é natural devido ao bequadro. O último Sol não precisa do bequadro, já que o sustenido estava no compasso anterior, mas às vezes ele á escrito por segurança:


-------------------------------------------------------------------------------------------------

Claves de Dó

Além das claves de Sol e Fá, existe também a clave de Dó na 1ª linha (a 1ª linha equivale a um Dó), Dó na 2ª linha, Dó na 3ª linha e Dó na 4ª linha. Destas, as que usamos de forma mais comum são as de Dó na 3ª linha (para a viola) e Dó na 4ª linha (violoncelo, fagote, entre outros, para as notas agudas.)
No exemplo abaixo, vemos as notas na clave de Dó na 3ª linha:


Nota: Estas claves também são muito comuns na música vocal antiga.

-------------------------------------------------------------------------------------------------



Pronto!!
Finalmente!!
Não va pensando assim kkkkk...
cloro que agora fica tudo muito mais facil , agora que você ja sabe a "Ler Musica" fica mais facil pegar as outras coisas.
Mas antes que eu possa te mostrar como aplicar oque te encinei no instrumento, ainda temos ue ver alguams coisinhas.
Vou passar os linkins das coisas que ainda precisamos ver
ps: Não ce assuste nem se aprece em aprender rapido. TUDO A SEU TEMPO
INTERVALOS:
ACORDES
CIFRAS

LEIA ISSO ANTES DE ABRIR OS LINKINS
Esses Linkins são bem aprofundados , se você esta interesada/o em faser universidade de musica sugiro que estude nesses linkins, mas caso queira aprofundar mais tarde.......
tem um otimo site, mais resumido, com tudo que v c presisa saber agora. O site é:
esse site fala inclusive um pouco sobre jazz e bossa Muito Legal!!
Bom estudo pra vocês!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário