PAUTA
usamos a Pauta ou Pentagrama(*) para escrever música


Dependendo da posição das figuras sobre a pauta podemos conhecer a nota que elas representam.
(*) Nota: A palavra pentagrama é de origem grega: penta significa cinco e grama significa escrita.
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Existem várias claves, porém as mais utilizadas são a


Quando estamos lendo a música, é importante observar o tipo de clave para poder identificar corretamente as notas.
Nosso sistema musical tem 7 notas. A ordem é Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá e Si (*). Estas notas correspondem às teclas brancas (naturais) do piano (**):
(*) Nota: Os nomes das notas podem ser representados por letras, respectivamente, C, D, E, F, G, A, e B. Esta nomenclatura usando letras é largamente utilizada nos Estados Unidos e alguns países da Europa.
-------------------------------------------------------------------------------------------------CLAVE DE SOL
No exemplo abaixo, podemos ver as notas representadas por cada uma das linhas e espaços da pauta com a Clave de Sol. Note que a primeira linha (a linha inferior) corresponde à nota Mi e o primeiro espaço à nota Fá. Em outras palavras, as notas na pauta (linha-espaço-linha...) seguem a ordem natural (Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá e Si). Pode-se também escrever abaixo da primeira linha (linha inferior) e acima da quinta (linha superior).



Contudo, de início, pode ajudar se memorizarmos a ordem das notas nos espaços a nas linhas. Por exemplo, na Clave de Sol, as notas sobre as linhas são Mi, Sol, Si, Ré e Fá. Sobre os espaços as notas são Fá, Lá, Dó e Mi.


CLAVE DE SOL E CLAVE DE FÁ
Combinando um pentagrama com a Clave de Sol e outro com a Clave de Fá podemos escrever qualquer nota, desde a mais grave até a mais aguda:

O último Dó da Clave de Fá (o mais agudo) e o primeiro Dó da Clave de Sol são a mesma nota. É o Dó central.
Normalmente se escreve a música para piano usando uma pauta com a Clave de Sol e outra com a Clave de Fá.
Já sabemos como determinar a nota que será executada, mas como podemos determinar a sua duração?
Para que possamos compreender isso, devemos conhecer as Figuras Musicais e as Fórmulas de Compasso.
------------------------------------------------------------------------------------------------- Figuras Musicais
As figuras musicais nos permitem especificar a duração do som. Na tabela abaixo podemos ver as figuras musicais, seus nomes e seus valores relativos:

Conforme podemos observar, cada figura dura o dobro do tempo da figura seguinte e metade do tempo da anterior. Por exemplo, neste pequeno fragmento musical podemos ouvir dois padrões rítmicos diferentes. O som mais agudo (um som de piano) é formado por 4 Semínimas e o som mais grave (um som de percussão) por 2 Mínimas. Como a duração de cada semínima é a metade de uma mínima, ouvimos duas semínimas para cada mínima.
Mas antes de podermos ler corretamente, temos que conhecer o conceito de compasso.
Nota: Quando escrevemos colcheias, semicolcheias, fusas e semifusas, costuma-se agrupar o colchete de todas as figuras que fazem parte de um tempo, para facilitar a leitura. Exemplos:
Pessoal nessas figuras, se não aparecerem pra você é só clicar nela que você poderá visualizala
.
Frequentemente podemos identificar padrões rítmicos nas músicas que ouvimos. Geralmente somos capazes de agrupar estes ritmos em grupos de 2, 3 ou 4 tempos ou pulsações.
Por exemplo, quando ouvimos uma valsa, sentimos um padrão rítmico de 3 tempos. Durante todo o decorrer da música podemos sentir que os padrões rítmicos estão baseados neste 1,2,3.
Existem compassos de 2, 3 e 4 tempos. Embora não seja muito comum, também podemos encontrar compassos de 5 e de 7 tempos. Para indicar o compasso, usamos duas coisas: a Fórmula de Compasso e as Barras de Compasso.
-------------------------------------------------------------------------------------------------Fórmula de Compasso
A fórmula de compasso é indicada no início da música por dois números.

O número inferior indica a figura musical que valerá um (unidade de tempo). Na tabela abaixo você poderá ver a relação entre números e figuras musicais.
número---------------------------------------figura
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Para facilitar a leitura, separamos os compassos com linhas verticais que recebem o nome de Barras de Compasso.

Neste exemplo, temos compassos de dois tempos, em que cada tempo é ocupado por uma Semínima.
Adicionando um ponto ao lado de uma figura musical, aumentamos seu valor em metade do seu valor atual:

Podemos ligar o valor de uma figura musical a outra figura, unindo-as por uma Ligadura.

Unidade de Tempo e de Compasso

Pausas

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Porém, nos Compassos Compostos, a unidade de tempo é dividida em três.
Alguns pontos importantes que devemos considerar com relação a estes compassos são:
1.Reconhecemos os compassos compostos porque o número superior da fórmula de compasso é 6, 9 ou 12.
3.Precisamos acrescentar um ponto de aumento às figuras que ocupam a unidade de tempo.
A tabela abaixo resume estes pontos:

Um exemplo de compasso composto:

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Na escrita musical, um acidente altera todas as notas do mesmo nome e na mesma oitava dentro de um compasso. No exemplo abaixo a segunda nota sol também será tocada com a alteração. Se quiséssemos que ela fosse tocada natural, teríamos que colocar junto a ela um sinal de bequadro.

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Armadura de Clave
No exemplo abaixo, todos as notas Fá e Dó, serão tocadas com sustenidos. O Sol do primeiro compasso também é sustenido, e o Dó do segundo compasso é natural devido ao bequadro. O último Sol não precisa do bequadro, já que o sustenido estava no compasso anterior, mas às vezes ele á escrito por segurança:

No exemplo abaixo, vemos as notas na clave de Dó na 3ª linha:

Nota: Estas claves também são muito comuns na música vocal antiga.
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Pronto!!
ESCALAS
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